1913
Nasce a escritora Maria Junqueira Schmidt
Maria Junqueira Schmidt foi professora e escritora que viveu no início do século XX. Ela escreveu desde biografias e livros de história até livros sobre pedagogia e política externa. Como professora, intelectual e pedagoga, defendeu o método científico de ensino de línguas, uma posição ousada para a sua época, especialmente para uma mulher em um contexto de sociedade mais tradicional e preconceituosa. É dela o livro O ensino científico das línguas modernas.
1922
Bertha Lutz funda a Federação Internacional Feminista
Nesse ano, a ativista Bertha Lutz fundou a Federação Internacional Feminina. O grupo é um desdobramento da Conferência Pan-Americana de Mulheres, organizada em Baltimore, nos Estados Unidos. A federação brasileira organizou cursos em inglês para mulheres e ensinava também francês e esperanto, além da própria língua portuguesa. Na época, no Brasil, o aprendizado de línguas, inclusive o inglês, era uma das principais vias para as mulheres ascenderem socialmente e conquistarem sua independência.
1928
Conselho Americano de Educação publica primeira investigação científica, no ocidente, sobre ensino de línguas modernas
Entre 1924 e 1927, pesquisadoras e pesquisadores da área de linguagem realizaram a primeira investigação científica sobre o ensino de línguas modernas. A pesquisa conhecida como Modern Foreign Language Study (Estudo das Línguas Estrangeiras Modernas) foi realizada pelo American Council on Education – ACE (Conselho Americano de Educação). O estudo ficou pronto em 1928, ano em que foi publicado pela primeira vez e depois ao longo de dezenove volumes.
1929
O cinema falado chega ao Brasil
Nesse ano, o cinema falado chegou ao país. Em São Paulo, no luxuoso Cine Paramount ocorreu a primeira exibição comercial no Brasil de um filme parcialmente falado em inglês – The Shopworn Angel, de Richard Wallace. Para facilitar o entendimento do público, ocorreu a distribuição de livretos, com tradução dos diálogos para o português. O inglês nas telas dos cinemas contribuiu para aumentar a disseminação e a popularização do idioma.
1930
Livro publicado em Coimbra inova no método de ensino de língua inglesa com uso de transcrições fonéticas
Em 1930, o padre Júlio Albino publicou em Coimbra o livro An English Method, adotado, desde então, pelo Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Apesar de ainda focar nas estruturas gramaticais, o autor inovou no método de ensino ao apostar no uso de transcrições fonéticas. Para tanto, incluiu um disco de vinil em cada edição da gramática, permitindo as professoras e professores reproduzirem diálogos e os sons dos símbolos fonéticos.
1931
Reforma na legislação prevê o ensino de línguas modernas como prioritário
Uma reforma nas leis determinou importantes mudanças nesse ano. O currículo foi organizado em séries, frequência obrigatória na escola, ciclo fundamental (de cinco anos) e complementar (de dois), além da exigência de prova para entrada no ensino superior. O ministro da Educação e Saúde Francisco Campos foi quem implementou as reformas nas línguas modernas – francês, inglês e alemão –, as quais passaram a ser ensinadas pelo novo método direto, o que lhes conferiu maior prioridade que o latim.
1934
A Instituição Cultura Inglesa começa suas atividades no Brasil
Na década de 30 começou a história da Cultura Inglesa no país com a abertura das primeiras unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em parceria com o British Council, a rede de franquias oferece atualmente aulas em mais de sessenta cidades brasileiras. A Cultura Inglesa – Brasil faz ainda parte da LABCI – Latin American British Cultural Institutes, que é a rede de todas as unidades da Cultura Inglesa em diferentes países.
1935
O método de Ensino Direto ganha espaço
O método de ensino direto ganha força no Brasil, e muitos exercícios de conversação, comunicação com gestos e simulações e contato intenso com o idioma começam a ser impulsionados. Quem defendia o método direto pretendia estimular as alunas e alunos a pensar e falar em inglês, enquanto utilizavam a gramática e a tradução de textos de maneira complementar e de forma indutiva. O principal defensor do método foi Antônio Carneiro Leão (1887-1966), que, em 1935, publicou O ensino de línguas vivas.
1935
Brasileiras e brasileiros recebem bolsas para estudar no Reino Unido
O British Council, mesmo antes de ser oficializado no Brasil, já oferecia bolsas de estudos para o Reino Unido. Uma das concessões mais conhecidas permitiu a Vinicius de Moraes estudar em Oxford, em 1938. Apesar do machismo da época, o órgão contemplava também mulheres. Foi assim que a engenheira e urbanista Carmen Portinho pôde, mais tarde, gerenciar a construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
1938
União Cultural Brasil-Estados Unidos é fundada como primeiro Instituto Binacional
No Rio de Janeiro, com o apoio do consulado norte-americano, instituições de ensino fundaram o Instituto Universitário Brasil-Estados Unidos (atual União Cultural Brasil-Estados Unidos). Foi o primeiro instituto binacional reconhecido pelo Brasil. O instituto foi criado com o objetivo de estreitar laços entre o Brasil e os Estados Unidos, por meio de palestras, reuniões, conferências e a promoção de publicações de obras.